O artigo faz um paralelo entre os impactos das diversas revoluções e os que, possivelmente, poderão acontecer com a revolução da informação.
O texto começa falando como a máquina de impressão, de Gutemberg, causou um “explosão” na forma de divulgação do conhecimento; primeiramente, o religioso e, posteriormente, dos mais diversos tipos, como: economia, política, ciências e romances. O primeiro livro, na era da impressão, que não havia citações religiosas foi: O príncipe, de Maquiavel, considerado, no século XVI, um best-seller.
Posteriormente, é relatado os impactos da revolução indústrial na formação das famílias, que deixaram o campo para trabalharem no chão de fabrica. Além de transformar as formas de produção, que passaram a ser extremamente especializadas, após os estudos de Frederick Taylor em “Tempos e movimentos”, onde os custos e o tempo de produção foram reduzidos drasticamente.
Na Inglaterra, na época, o custo o algodão caiu 90% nos primeiros 5 anos e a produção aumentou mais de 150 vezes. O produto era fabricado de maneira uniforme, com maior qualidade que um artesão comum.
No momento ulterior, o texto relata os efeitos causados pela estrada de ferro, que mudou radicalmente a economia, com o transporte de produtos e da matéria-prima, e, ainda, a forma de locomoção social. Foi através dos trem a vapor que os americanos exploraram seu oeste com maior facilidade. Além disso, ajudou diversos países do mundo inteiro a acelerar e baratear a locomoção de cargas e pessoas.
Por fim, é questionado alguns impactos ocorridos na revolução da informação (ou conhecimento) e quais, possivelmente, serão seus próximos.
A importância não está no computador, mas nos softwares. Entre os seus feitos estão: reduzir custos, aumentar o controle de estoques, fluxogramas e etc. Além disso, a revolução da informação alterou a forma como as crianças aprendem, pois tornou-se mais dinâmica e interativa.
Uma das grandes marcas da revolução do conhecimento é, de fato, o comercio eletrônico. Hoje, praticamente, vende-se de tudo na internet. Segundo pesquisas norte americanas, 50% dos carros populares passam pela rede.
A internet eliminou as barreiras do mercado, que agora é global. os produtos são facilmente encontrados e adquiridos em alguns clicks.
Os profissionais da área do conhecimento exigem muito mais do que salários justos e condições de trabalho adequada. Eles querem reconhecimento, motivação e participação nos frutos de seus trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário