Rede pode ser a porta de entrada para o mundo dos empreendedores de sucesso, com investimento pequeno
A lnternet pode se tornar a sua porta de entrada para o mundo dos empreendedores de sucesso. Ela abre espaço, para que, com boas idéias e relativamente pouco dinheiro, surjam negócios importantes. As livrarias virtuais são um exemplo. Produtos muito mais caros também são comercializados: nos EUA, ano passado, 11% das vendas de automóveis foram feitas via rede. O número de pessoas que fizeram compras pela lnternet, em 97, cresceu quase 70%, superando 11 milhões. Nos próximos cinco anos, o comércio eletrônico vai movimentar US$ 223 bilhões, segundo cálculo do instituto de pesquisas IDG. Abrir um negócio na rede, seja venda de produtos ou serviços, exige muito mais conhecimento do negócio do que de informática ou lnternet. Com a ajuda de empresas especializadas, pode-se estabelecer uma loja virtual em cerca de duas semanas. Mas é claro que a Internet sozinha não faz milagres. É preciso, por exemplo, saber escolher as áreas mais promissoras e investir em um amplo trabalho de divulgação.
Confira as melhores chances na Internet.
especial para a Folha
A lnternet não só é uma oportunidade para quem já tem o seu negócio no mundo real e quer transportá- lo para o mundo virtual. Ela pode ser a concretização do sonho de ter o próprio negócio. Todas as regras usadas para criar um negócio real se aplicam ao mundo virtual. Mas há diferenças. Na rede, grandes e pequenas empresas têm a mesma visibilidade. Seu site poderá ser consultado por pessoas de todo o mundo. É necessário definir a abrangência do negócio. Se o seu produto - ou o serviço - pode ser comprado por pessoas de outros países, o site deve ter textos em inglês ou na língua dos países que deseja atender. No caso de venda de produtos, a logística de estoque/entrega deve ser cuidadosamente elaborada. De nada adianta você receber pedidos que não tem condição de entregar,
Áreas promissoras
Estabelecer um site para vender serviços na lnternet é mais fácil do que para vender produtos, do ponto de vista de concepção e manutenção do site.
Vender informações e conhecimentos técnicos é uma opção bastante interessante, assim como serviços que não exijam a presença física para sua execução são perfeitos para serem vendidos, Nessa categoria, psicólogos, numerólogos e tradutores podem usar uma home page para divulgar seus serviços e fazer a recepção de material que será analisado, trabalhado e devolvido via lnternet. A intermediação de vendas é também uma área promissora. Você pode criar uma página para ofe- recer serviços de pesquisa de produtos e cadastrar pessoas interessadas em vender tais produtos. Por exemplo, o site www.automovel.com.br solicita ao usuário que preencha uma ficha com os dados do veículo que deseja comprar. Com esses dados, faz uma pesquisa no seu banco de dados e no mercado, oferecendo as melhores opções para o cliente. Esse conceito pode ser usado em inú- meras áreas - agências de namoros é uma delas.
Loja virtual
Se a decisão é montar uma loja virtual, devem ser consideradas opções prontas oferecidas por várias empresas - a infra-estrutura já está criada e basta adaptar a loja para os produtos do cliente (leia quadro nesta página). A vantagem de uma loja virtual é a possibilidade de criar o comércio sem ter um estoque fisico. Você recebe o pedido via Internet, contata o fornecedor, recebe a mercadoria e a envia para o cliente. Nesse caso, a logística deve ser muito bem planejada. Por exemplo, você pode ter um pequeno estoque para atender rapidamente os produtos de maior giro.
Conheça algumas histórias de sucesso.
especial para a Folha
Cláudio Laniado, da Microsite (www.microsite.com.br), colocou sua loja virtual de informática no ar há dois meses. Com um catálogo de mil itens, a Microsite contabiliza hoje 600 acessos por dia. A elaboração do site levou seis meses. A infra-estrutura de suporte (com cinco funcionários) e a terceirização das demais atividades, como estoque, distribuição e área administrativa, consumiram cerca de R$ 200 mil. Laniado projeta o retorno do investimento para 18 ou 24 meses.
Floricultura
Carlos Eduardo Ferreira, da NetFlores (www.netfiores.com.br), tem motivos de sobra para estar satisfeito com sua floricultura virtual. Inaugurada em março de 96, já recebeu mais de 800 mil visitas. O site tem páginas em inglês e português, atendendo pedidos vindos de todo o mundo para entrega de flores no Brasil. A versão inicial do site levou 30 dias e consumiu US$ 20 mil. A evolução para o estágio atual con- sumiumaisUS$70 mil. A Netflores não tem uma flori- cultura real por trás do site. Usa seu cadastro de 6.000 floriculturas para a entrega das flores. (JAR)
FVG oferece curso de negócios
ANTONIO JOÃO da Reportagem local
Quem quiser ter seu próprio negócio na rede pode aprender sobre o assunto na faculdade. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) tem o curso Internes Business", que é ministrado por professores da es- cola e convidados. O curso é baseado no estudo de casos (case study) de empresas que estabeleceram seus negócios na rede mundial como a Amazon Books e a Dell Computer. Em outro módulo, mais prático, o aluno recebe informações de vários tópicos relacionados com a rede mundial, como construção de páginas em "HTML", sistemas de segurança e e-business. Na sala de aula, cada aluno acompanha o curso com um terminal conectado à lnternet, no qual en- contra material didático e links on line numa home page especial do curso (ltoscano.by.net).
O curso, que tem carga total de 40 horas, é livre e vai aceitar inscrições para as próximas turmas no início de junho. Preço atual: R$1.269 à vista ou três parcelas de R$ 436.
Mais informações no site www. fgvsp.brlcursoslpec.htm ou pelo telefone (011) 281-7777.
Livros
Confira também alguns livros sobre negócios e Internet. "Webeconomia" (Makron Books, R$ 29) - Discute nove princípios para entrar na lnternet. "Web Sites que Funcionam" (Quark, R$ 44) - Dicas para criar I sites cativantes.
Custo mínimo fica em torno de R$10 mil especial para a Folha
O investimento na criação e manutenção de um site de comércio de bens ou serviços depende do tamanho do negócio. Mas há alguns passos básicos.
O primeiro é a compra de um computador com modem de 33,6 mil bps de velocidade. Ele será usado para navegar na Internet, gerenciar o site, trocar e-mails etc.
Se você conhece programação, pode criar o próprio site (alguns programas, como o "FrontPa- ge", possibilitam a criação mesmo por quem é pouco experiente).
Mas a produção por empresas é relativamente barata. A Magíc Site (www.magicsite.com.br), por exemplo, cobra R$ 300 por pacotes, que incluem a página principal e mais três. Para montar um mercadinho virtual, com ajuda profissional (praticamente indispensável), os custos são muito variáveis reserve de R$ 2.000 a R$ 5.000.
Os custos com a infra-estrutura por trás da tela do pedido (administração, estoque, aluguel de sala, transporte etc.) dependem do tipo de negócio. Partindo do zero, o valor médio para o estabelecimento de uma loja virtual de pequeno tamanho vai de R$ 10 mil a R$ 15 mil (equipa mento e colocação do site no ar). Mas esse custo pode chegar a casa de centenas de milhares de reais, dependendo da sofisticação e estrutura de apoio para o site. Outro investimento necessário é em marketing e propaganda. Não espere que sua caixa de pedidos encha só pelo fato do site estar na lnternet. On line, a propaganda é ainda mais a alma do negócio. Cadastrar o site nos mecanismos de busca, para aumentar sua visibilidade, sai de graça. Escolher um provedor de boa visibilidade para manter o site também é importante. Além disso, a propaganda feita em outros sites, por meio de "banners" (faixas que, ao serem clicados remetem o usuário para sua página) e anúncios tradicionais são práticas que devem ser adotadas.
(JAR)
Dicas para começar seu negócio.
1 - Entenda bem da área em que deseja atuar, Não adianta querer vender na lnternet um produto ou serviço com o qual você não tenha familiaridade
2 - Não reinvente a roda. Opte por participar de shoppinigs virtuais para reduzir os custos e usar uma fórmula que já funciona
3 - Planeje a infraestrutura e a logística. Se você vai trabalhar sem estoques, planeje com cuidado o prazo de entrega e a relação com os fornecedores
4 - Comece pequeno. Mesmo que você já tenha uma loja real, experimente começar com um modelo, para fazer os ajustes necessários antes de entrar com todos os produtos
5 - Seu domínio. Mesmo começando pequeno, procure registrar, o domínio (nome do site) e ter mais visibilidade e um instrumento de marketing extra. Por exemplo, www.casadosbrinquedos. com.br é muito mais fácil de lembrar do que www.intercom.com.br/vendas/lojas/brinquedos
6 - Espie a concorrencia. Visite lojas ou sites do mesmo tipo que deseja montar para ver como funcionam e obter novas idéias
SAIBA ONDE ENCONTRAR APOIO
da Reportagem Local
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) oferece assistência jurídica para abrir seu primeiro negócio.
Para montar uma empresa que vai atuar na Internet, o primeiro passo é determinar qual o objetivo do novo negócio: vender produtos ou prestar serviços. É essa escolha que vai orientar a elaboração dos contratos e os registros neces- sários.
Novo negócio
Para montar, por exemplo, uma agência de casamentos virtuais, o interessado deve juntar cópias dos documentos necessários (veja relação abaixo).
Feito isso, é só dar entrada do pedido de abertura da firma na própria sede do Sebrae. Num prazo máximo de 60 dias, o candidato a empresário recebe toda documentação necessária para pôr legalmente a empresa em funcionamento. Os únicos custos são os gastos com o registro da documentação no cartório. No caso de uma empresa que vai vender produtos pela rede - por exemplo, uma loja virtual de CDs, a documentação necessária é a mesma, mas o empresário vai ter de arcar com os custos de registros na junta Comercial. Segundo a consultaria jurídica do Sebrae, não existem restrições à abertura de nenhum tipo negócio. A única exigência é fornecer toda documentação necessária.
Além da assistência jurídica, o novo empresário também vai poder contar com os serviços de con- sultoria na área de marketing, administração e informática, oferecidos gratuitamente pelo Sebrae.
Dinheiro
Para quem precisar de um empurrãozinho a mais, o Sebrae mantém convênio com diversos bancos, que financiam a compra de equipamentos, softwares e instalações com taxas de juro reduzidas. Nesse caso, as instituições financeiras exigem garantias para aprovar os empréstimos aos novos empreendimentos.
.Quern pode usar: micro e pequenos empresarios .Onde: rua Barra Funda, 836,2o .Tels. (011) 3666-4788 e (0800) 78-0202
· Site:www.sebrae.com.br
· Documentação: CPF, RG, comprovantes de IR e endereço de cada sócio da empresa e comprovante de endereço do novo negócio
on
A lnternet não só é uma oportunidade para quem já tem o seu negócio no mundo real e quer transportá-lo para o mundo virtual. Ela pode ser a concretização do sonho de ter o próprio negócio. Todas as regras usadas para criar um negócio real se aplicam ao mundo virtual. Mas há diferenças. Na rede, grandes e pequenas empresas têm a mesma visibilidade. Seu site poderá ser consultado por pessoas de todo o mundo. É necessário definir a abrangência do negócio. Se o seu produto -ou o serviço- pode ser comprado por pessoas de outros países, o site deve ter textos em inglês ou na língua dos países que deseja atender. No caso de venda de produtos, a logística de estoquelentrega deve ser cuidadosamente elaborada. De nada adianta você receber pedidos que não tem condição de entregar,
Áreas promissoras
Estabelecer um site para vender serviços na lnternet é mais fácil do que para vender produtos, do ponto de vista de concepção e manutenção do site. Vender informações e conhecimentos técnicos é uma opção bastante interessante, assim como serviços que não exijam a presença física para sua execução são perfeitos para serem vendidos, Nessa categoria, psicólogos, numerólogos e tradutores podem usar uma home page para divulgar seus serviços e fazer a recepção de material que será analisado, trabalhado e devolvido via lnternet. A intermediação de vendas é também uma área promissora. Você pode criar uma página para oferecer serviços de pesquisa de produtos e cadastrar pessoas interessadas em vender tais produtos. Por exemplo, o site www. automovel.com.br solicita ao usuário que preencha uma ficha no site automovel.com.br solicita ao usuário que preencha uma ficha com os dados do veículo que deseja comprar. Com esses dados, faz uma pesquisa no seu banco de dados e no mercado, oferecendo as melhores opções para o cliente. Esse conceito pode ser usado em inú- meras áreas -agências de namoros é uma delas.
Loja virtual
Se a decisão é montar uma loja virtual, devem ser consideradas opções prontas oferecidas por várias empresas -a infra-estrutura já está criada e basta adaptar a loja para os produtos do cliente (leia quadro nesta página). A vantagem de uma loja virtual é a possibilidade de criar o comércio sem ter um estoque físico. Você recebe o pedido via Internet, contata o fornecedor, recebe a mercadoria. Nesse caso, a logística deve ser muito bem planejada. Por exemplo, você pode ter um pequeno estoque para atender rapidamente os produtos de maior giro.
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