terça-feira, 23 de agosto de 2016

Questões de Motivação Com Gabarito

1. (Cespe/Unipampa/ Administrador/2009) Caso o administrador pretenda motivar sua equipe baseando-se na teoria de motivação chamada hierarquia das necessidades, a primeira providência a ser tomada deverá ser a adoção de um programa que vise preservar e desenvolver as relações sociais no grupo de empregados.

2.  (FCC/MP/SE/Administrador/2009)  Segundo  Herzberg,  que  ressaltou  a  importância  da  motivação  no  trabalho,  a possibilidade de aumento de status ou mesmo de posição social é uma determinante motivacional associada:
a) ao desenvolvimento pessoal;
b) à realização;
c) à possibilidade de crescimento;
d) ao trabalho em si;
e) à responsabilidade.

3. (Esaf/MPOG/EPPGG/2009) Sobre o tema “motivação, clima e cultura”, podemos afirmar corretamente que:
a) um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado;
b) análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos;
c) cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam;
d) de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo;
e) o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.

4.  (FCC/ARCE/Analista  reg./2006)  Para  Herzberg,  as  pessoas  têm  categorias  diferentes  de  necessidades.  Política  e administração, relações interpessoais e segurança são denominados fatores:
a) sociais;
b) motivadores;
c) fisiológicos;
d) de higiene;
e) de estima.

5. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) A oportunidade de liderar uma equipe representa, muitas vezes, um fator de motivação para o colaborador, que considera a tarefa como um voto de confiança dos seus superiores.

6.  (Cespe/Basa/Administração/2010)  Se  o  gerente  de  uma  agência  bancária  com  35  funcionários  do  quadro,  10terceirizados e 5 estagiários adotar uma postura única como forma de motivar seus colaboradores, essa conduta estará de acordo com os pressupostos da Teoria de Maslow.

7. (Cespe/Inca/Gestão RH/2010) Considere que um gestor de pesquisas de determinado órgão governamental da área de saúde, em vez de se esforçar para solucionar problemas e definir novas metas mais desafiadoras, idealiza ser influente e controlar os outros integrantes da sua unidade. A sua preferência é atuar em situações competitivas voltadas para o status, e ele se preocupa mais com o prestígio decorrente dos resultados e da influência sobre os outros.  Com  base  na Teoria  das  Necessidades  de  McClelland,  esse  indivíduo  possui  a  necessidade  de  filiação como a mais preponderante.

8. (Cespe/Inca/Gestão RH/2010) A motivação de um indivíduo inserido em uma organização tem relação direta com a intensidade  de  esforços  que  ele  emprega,  por  isso  indivíduos  motivados  geram  resultados  favoráveis  para  a organização.

9.  (Cesgranrio/Petrobras/Administrador  JR/2010)  Uma  diretora  executiva  de  uma  multinacional  brasileira  trabalha mais  de  12  horas  diárias.  Constantemente,  visita  as  subsidiárias  em  diversos  países  para  acompanhar  o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares. A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, armou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca,  se  dedicar  aos  seus  projetos  pessoais  e  familiares.  Conclui-se  que  sua  motivação  está  na  satisfação  de necessidades:
a) básicas;
b) de segurança;
c) de participação;
d) de estima;
e) de autorrealização.

10.  (Cesgranrio/Funasa/Administrador//Administrador/2009)  Uma  das  teorias  sobre  motivação  mais  conhecidas  é  a desenvolvida  por  Maslow.  Para  ele,  é  possível  ordenar  as  necessidades  humanas  em  uma  hierarquia  de influenciação e importância, que contém as características a seguir.
I. Necessidades sociais.
II. Necessidades fisiológicas.
III. Necessidades de estima.
IV. Necessidades de segurança.
V. Necessidades de autorrealização.
A sequência correta dessa hierarquia é:
a) I, II, V, IV e III;
b) I, III, IV, V e II;
c) II, IV, I, III e V;
d) IV, V, II, I e III;
e) V, I, III, II e IV.

11. (Cesgranrio/Termomacaé/Administrador jr/2009) A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, baseada na hierarquia  das  necessidades  humanas.  Para  ele,  as  necessidades  estão  arranjadas  em  uma  pirâmide  de importância  e  influenciação  do  comportamento  humano,  na  qual  se  destaca  a  de  estima,  que  envolve a necessidades que:
a) orientam a vida humana desde o momento do nascimento, como a alimentação, o sono, o repouso, o abrigo etc.;
b) levam a pessoa a se proteger de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato;
c) levam cada pessoa a realizar o seu próprio potencial e buscar se desenvolver continuamente ao longo da vida;
d) se relacionam à associação do indivíduo a outras pessoas, vinculadas à participação, à aceitação por parte dos colegas, à troca de amizade e amor;
e)  se  relacionam  à  maneira  como  a  pessoa  se  vê  e  se  avalia,  compreendendo  a  auto apreciação,  a  autoconfiança,  a necessidade de reconhecimento, de prestígio e de consideração.

12.  (FGV/Senado/Administrador/2008)  A  teoria  motivacional  mais  conhecida  é  a de  Abraham  Harold  Maslow.  Ela  se baseia na hierarquia de necessidades humanas. Entre essas, segundo o autor, há as necessidades:
a) patrimoniais;
b) financeiras;
c) fisiológicas;
d) psicológicas;
e) morais.

13.  (Cesgranrio/Termoaçu/Administrador  jr/2008)  As  teorias  sobre  motivação  tratam  de  diferentes  variáveis  de resultados.  Enquanto  algumas  são  voltadas  à  explicação  da  rotatividade,  outras  enfatizam  a  produtividade.  A teoria que, embora não ofereça muita explicação sobre a satisfação dos funcionários, nem sobre sua decisão de deixar  a  empresa,  é  útil  no  papel  de  previsora  de  fatores  tais  como  qualidade  e  quantidade  de  trabalho,persistência de esforço, absenteísmo, impontualidade e taxas de acidentes é a:
a) do reforço;
b) da equidade;
c) da expectativa;
d) das necessidades;
e) da fixação dos objetivos.

14. (FGV/Sefaz/RJ – Fiscal de rendas/2007) Na teoria e prática da administração, a motivação para o trabalho é uma área de  grande  preocupação,  uma  vez  que  pode  afetar  entusiasmo,  dedicação,  cooperação  e  produtividade.Considerando as teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação, assinale a alternativa correta.
a)  Níveis  mínimos  de  fatores  higiênicos,  como status  e  salário,  são  importantes,  mas,  quando  presentes,  não  causam satisfação, apenas impedem insatisfação.
b)  Segundo  a  teoria  X,  existem  pessoas  que  são  predispostas  ao  trabalho  e  pessoas  que  são  indolentes,  devendo  a organização buscar as pessoas interessadas pelo trabalho.
c)  Na  visão  contemporânea,  as  tarefas  devem  ser  definidas  por  meio  da  especialização  rígida,  com  pouca  amplitude  e flexibilidade.
d) Para que um indivíduo adquira um comportamento motivado, o objetivo tem de ser por ele valorado, em detrimento da recompensa.
e) A autonomia de pensar e agir do indivíduo não pode ser utilizada como fonte de motivação, pois as tarefas precisam ter seus procedimentos padronizados.

15. (Esaf/AFC/CGU Desen. inst./2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento em que nascemos, e seu entendimento tem-se constituído um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são verdadeiras ou falsas.
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona na direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. A teoria de motivação conhecida como teoria da expectativa relaciona desempenho com recompensa.
IV. A Teoria de Motivação de Maslow é conhecida como teoria das necessidades humanas.
V. As motivações para o trabalho são iguais para indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha a opção correta.
a) I, II e III são verdadeiras.
b) III, IV e V são falsas.
c) II e V são verdadeiras.
d) I, III e IV são verdadeiras.
e) II, III e IV são falsas.

16.  (FGV/Fiocruz/Analista de gestão/2010) Com  relação aos  fatores  motivacionais  (intrínsecos ao cargo),  a partir  da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes:
I. Condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas.
II. Nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo.
III. Nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

17. (Funrio/MPOG/Analista adm./2009) A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente:
a) a realização pessoal;
b) o progresso profissional;
c) as condições de trabalho;
d) o trabalho em si;
e) a responsabilidade.

18.  (FCC/MPE-PE/Técnico/2012)  A Teoria  da  Hierarquia  das  Necessidades  parte  do  princípio  de  que  as  pessoas  são motivadas continuamente pela satisfação de suas necessidades, que obedecem a uma hierarquia. As necessidades que  têm  relação  com  as  possibilidades  de  desenvolvimento  das  capacidades  e  talentos  das  pessoas  são conhecidas por:
a) autorrealização;
b) estima e prestígio;
c) sociais;
d) segurança;
e) fisiológicas e de sobrevivência.

19.  (FCC/TRF  2a  /Analista/2012)  Dentre  as  teorias  da  motivação,  aquela  que,  numa  primeira  visão,  sugere  que  os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários a m de motivá-los e, numa segunda visão, acredita que  as  pessoas  são  capazes  de  ser  responsáveis,  não  precisam  ser  coagidas  ou  controladas  para  ter  um  bom desempenho, é a teoria:
a) da motivação e higiene;
b) da hierarquia das necessidades;
c) X e Y;
d) dos motivos humanos;
e) do reforço positivo e de aversão.

20. (FGV/TRE-PA/Técnico/2012) Segundo a Hierarquia das Necessidades de Maslow, a amizade dos colegas no trabalho é uma necessidade do tipo:
a) fisiológica;
b) de segurança;
c) social;
d) de estima;
e) de autorrealização.

21. (FCC/MP/SE/Administrador/2009)  Na  Teoria  Motivacional  de  Maslow,  a  necessidade  das  pessoas  de  se  sentirem valorizadas pelos que as rodeiam representa o tipo de necessidade:
a) fisiológica;
b) de estima;
c) de segurança;
d) social;
e) de autorrealização.

22. (Cespe/BASA/Administração/2010)  A  adoção  de  um  controle  rigoroso  por  parte  de  um  gerente  sobre  seus colaboradores, por entender que estes são desmotivados e dependem de uma liderança forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor.

23. (Cespe/AGU/Anal.adm./2010)  Ao  assumir  a  gerência  de qualidade  de  uma  organização,  Maria  pretende  criar  uma auditoria  de  processos  gerenciais,  que  avaliará  a  conformidade  das  atividades  desenvolvidas  pelos  diversos setores  componentes  da  organização.  Para  compor  sua  equipe,  Maria  decidiu  recrutar  pessoalmente  cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não  gostam  de  trabalhar.  Visando  atrair  colaboradores  para  o  cargo,  ela  oferecerá  as  melhores  graticações nanceiras  da  organização.  Os  futuros  auditores  de  processos  terão  uma  rotina  muito  bem  delineada  e  serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações. Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela evocado, julgue os próximos itens.Maria, em termos de liderança, se pauta na teoria X de McGregor.

24. Esaf/STN/Desenv.institucional/2008)  São  características  das  teorias  motivacionais  de  Maslow  e  Herzberg, respectivamente:
a) as necessidades  humanas podem  ser  colocadas  em  uma hierarquia de  importância; e há  uma alta correlação entre a necessidade de realização e o desenvolvimento eficaz da organização;
b) as necessidades mais básicas do homem são as sociológicas e as de segurança; e os administradores com grande poder usam esses poderes mais em benefícios de si próprios que da organização;
c) as necessidades obedecem a uma hierarquia que pode ser influenciada pela cultura; os fatores motivadores relacionam-se com o contexto do trabalho;
d) uma necessidade satisfeita não motiva mais o comportamento; e existem fatores que não motivam, mas que contribuem para a insatisfação se não estão presentes;
e) a motivação gera grande necessidade de feedback para a organização; e um homem motivado deixa de se importar comas pequenas dificuldades do dia a dia, ainda que sejam perenes.
25. (FCC/TRF  5ª  Região/Anal.  adm./2008)  Pela  Teoria  da  Motivação  de  Herzberg,  estilo  de  supervisão,  políticas empresariais,  condições  ambientais,  relações  interpessoais,  status,  remuneração  e  vida  pessoal  são  chamados fatores:
a) de autoestima;
b) motivacionais;
c) fisiológicos;
d) higiênicos;
e) de poder.

26. (Cespe/Unipampa/Administrador/2009)  Segundo  a  teoria  dos  dois  fatores,  proposta  por  Herzberg,  ao  conceder aumento na remuneração de seus colaboradores, o administrador atuará em um fator motivacional.

27. (FCC/Metrô/Administração/2008) No processo de gestão das organizações, a abordagem que parte do princípio deque  as  pessoas  são  motivadas  para  a  realização  de  suas  atividades,  esperando  que  certas  ações  auxiliarão  aalcançar os resultados desejados, refere-se à teoria:
a) da hierarquia de necessidades;
b) X e Y;
c) da expectância;
d) comportamental;
e) da administração por objetivos.

28. (Cespe/MTE/Administração/2008) Segundo o modelo de Vroom, a motivação para produzir em uma entidade está calcada estritamente nas recompensas ofertadas pela organização.

29. (Cespe/ABIN/Oficial técnico/2010) As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.

30. (Cespe/Polícia Federal/Agente/2009) Ao considerar a Teoria da Equidade como forma de maximizar o desempenho dos  colaboradores  que  lhe  estão  subordinados,  o  gestor  público  deve  levar  em  conta  que  qualquer  injustiça sentida  em  relação  às  recompensas  pode  motivar  essas  pessoas  a  agirem  de  forma  a  restaurar  o  senso  de equidade percebida.

Gabaritos: 1-E; 2-A; 3-E; 4-D; 5-C; 6-E; 7-E; 8- E; 9-D; 10-C; 11-E; 12-C; 13-A; 14-A; 15-D; 16-D; 17-C; 18-A; 19-C; 20-C; 21-B; 22-C; 23-C; 24-D; 25-D; 26-E; 27-C; 28-E; 29-E 30-C.

2 comentários:

  1. Algumas questões estão sem as opções de respostas. Pode atualizar?

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    1. Colega, esse é o estilo de questão Cespe. Ele apresenta um enunciado e pede pra que o candidato julgue se é certo ou errado. Se for certo, marca-se C; se for errado, então o gabarito é E.

      Obrigado pela visita.

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