1. (Cespe/Unipampa/ Administrador/2009) Caso o administrador pretenda motivar sua equipe baseando-se na teoria de motivação chamada hierarquia das necessidades, a primeira providência a ser tomada deverá ser a adoção de um programa que vise preservar e desenvolver as relações sociais no grupo de empregados.
2. (FCC/MP/SE/Administrador/2009) Segundo Herzberg, que ressaltou a importância da motivação no trabalho, a possibilidade de aumento de status ou mesmo de posição social é uma determinante motivacional associada:
a) ao desenvolvimento pessoal;
b) à realização;
c) à possibilidade de crescimento;
d) ao trabalho em si;
e) à responsabilidade.
3. (Esaf/MPOG/EPPGG/2009) Sobre o tema “motivação, clima e cultura”, podemos afirmar corretamente que:
a) um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado;
b) análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos;
c) cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam;
d) de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo;
e) o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
4. (FCC/ARCE/Analista reg./2006) Para Herzberg, as pessoas têm categorias diferentes de necessidades. Política e administração, relações interpessoais e segurança são denominados fatores:
a) sociais;
b) motivadores;
c) fisiológicos;
d) de higiene;
e) de estima.
5. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) A oportunidade de liderar uma equipe representa, muitas vezes, um fator de motivação para o colaborador, que considera a tarefa como um voto de confiança dos seus superiores.
6. (Cespe/Basa/Administração/2010) Se o gerente de uma agência bancária com 35 funcionários do quadro, 10terceirizados e 5 estagiários adotar uma postura única como forma de motivar seus colaboradores, essa conduta estará de acordo com os pressupostos da Teoria de Maslow.
7. (Cespe/Inca/Gestão RH/2010) Considere que um gestor de pesquisas de determinado órgão governamental da área de saúde, em vez de se esforçar para solucionar problemas e definir novas metas mais desafiadoras, idealiza ser influente e controlar os outros integrantes da sua unidade. A sua preferência é atuar em situações competitivas voltadas para o status, e ele se preocupa mais com o prestígio decorrente dos resultados e da influência sobre os outros. Com base na Teoria das Necessidades de McClelland, esse indivíduo possui a necessidade de filiação como a mais preponderante.
8. (Cespe/Inca/Gestão RH/2010) A motivação de um indivíduo inserido em uma organização tem relação direta com a intensidade de esforços que ele emprega, por isso indivíduos motivados geram resultados favoráveis para a organização.
9. (Cesgranrio/Petrobras/Administrador JR/2010) Uma diretora executiva de uma multinacional brasileira trabalha mais de 12 horas diárias. Constantemente, visita as subsidiárias em diversos países para acompanhar o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares. A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, armou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca, se dedicar aos seus projetos pessoais e familiares. Conclui-se que sua motivação está na satisfação de necessidades:
a) básicas;
b) de segurança;
c) de participação;
d) de estima;
e) de autorrealização.
10. (Cesgranrio/Funasa/Administrador//Administrador/2009) Uma das teorias sobre motivação mais conhecidas é a desenvolvida por Maslow. Para ele, é possível ordenar as necessidades humanas em uma hierarquia de influenciação e importância, que contém as características a seguir.
I. Necessidades sociais.
II. Necessidades fisiológicas.
III. Necessidades de estima.
IV. Necessidades de segurança.
V. Necessidades de autorrealização.
A sequência correta dessa hierarquia é:
a) I, II, V, IV e III;
b) I, III, IV, V e II;
c) II, IV, I, III e V;
d) IV, V, II, I e III;
e) V, I, III, II e IV.
11. (Cesgranrio/Termomacaé/Administrador jr/2009) A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão arranjadas em uma pirâmide de importância e influenciação do comportamento humano, na qual se destaca a de estima, que envolve a necessidades que:
a) orientam a vida humana desde o momento do nascimento, como a alimentação, o sono, o repouso, o abrigo etc.;
b) levam a pessoa a se proteger de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato;
c) levam cada pessoa a realizar o seu próprio potencial e buscar se desenvolver continuamente ao longo da vida;
d) se relacionam à associação do indivíduo a outras pessoas, vinculadas à participação, à aceitação por parte dos colegas, à troca de amizade e amor;
e) se relacionam à maneira como a pessoa se vê e se avalia, compreendendo a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de reconhecimento, de prestígio e de consideração.
12. (FGV/Senado/Administrador/2008) A teoria motivacional mais conhecida é a de Abraham Harold Maslow. Ela se baseia na hierarquia de necessidades humanas. Entre essas, segundo o autor, há as necessidades:
a) patrimoniais;
b) financeiras;
c) fisiológicas;
d) psicológicas;
e) morais.
13. (Cesgranrio/Termoaçu/Administrador jr/2008) As teorias sobre motivação tratam de diferentes variáveis de resultados. Enquanto algumas são voltadas à explicação da rotatividade, outras enfatizam a produtividade. A teoria que, embora não ofereça muita explicação sobre a satisfação dos funcionários, nem sobre sua decisão de deixar a empresa, é útil no papel de previsora de fatores tais como qualidade e quantidade de trabalho,persistência de esforço, absenteísmo, impontualidade e taxas de acidentes é a:
a) do reforço;
b) da equidade;
c) da expectativa;
d) das necessidades;
e) da fixação dos objetivos.
14. (FGV/Sefaz/RJ – Fiscal de rendas/2007) Na teoria e prática da administração, a motivação para o trabalho é uma área de grande preocupação, uma vez que pode afetar entusiasmo, dedicação, cooperação e produtividade.Considerando as teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação, assinale a alternativa correta.
a) Níveis mínimos de fatores higiênicos, como status e salário, são importantes, mas, quando presentes, não causam satisfação, apenas impedem insatisfação.
b) Segundo a teoria X, existem pessoas que são predispostas ao trabalho e pessoas que são indolentes, devendo a organização buscar as pessoas interessadas pelo trabalho.
c) Na visão contemporânea, as tarefas devem ser definidas por meio da especialização rígida, com pouca amplitude e flexibilidade.
d) Para que um indivíduo adquira um comportamento motivado, o objetivo tem de ser por ele valorado, em detrimento da recompensa.
e) A autonomia de pensar e agir do indivíduo não pode ser utilizada como fonte de motivação, pois as tarefas precisam ter seus procedimentos padronizados.
15. (Esaf/AFC/CGU Desen. inst./2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento em que nascemos, e seu entendimento tem-se constituído um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são verdadeiras ou falsas.
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona na direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. A teoria de motivação conhecida como teoria da expectativa relaciona desempenho com recompensa.
IV. A Teoria de Motivação de Maslow é conhecida como teoria das necessidades humanas.
V. As motivações para o trabalho são iguais para indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha a opção correta.
a) I, II e III são verdadeiras.
b) III, IV e V são falsas.
c) II e V são verdadeiras.
d) I, III e IV são verdadeiras.
e) II, III e IV são falsas.
16. (FGV/Fiocruz/Analista de gestão/2010) Com relação aos fatores motivacionais (intrínsecos ao cargo), a partir da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes:
I. Condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas.
II. Nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo.
III. Nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
17. (Funrio/MPOG/Analista adm./2009) A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente:
a) a realização pessoal;
b) o progresso profissional;
c) as condições de trabalho;
d) o trabalho em si;
e) a responsabilidade.
18. (FCC/MPE-PE/Técnico/2012) A Teoria da Hierarquia das Necessidades parte do princípio de que as pessoas são motivadas continuamente pela satisfação de suas necessidades, que obedecem a uma hierarquia. As necessidades que têm relação com as possibilidades de desenvolvimento das capacidades e talentos das pessoas são conhecidas por:
a) autorrealização;
b) estima e prestígio;
c) sociais;
d) segurança;
e) fisiológicas e de sobrevivência.
19. (FCC/TRF 2a /Analista/2012) Dentre as teorias da motivação, aquela que, numa primeira visão, sugere que os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários a m de motivá-los e, numa segunda visão, acredita que as pessoas são capazes de ser responsáveis, não precisam ser coagidas ou controladas para ter um bom desempenho, é a teoria:
a) da motivação e higiene;
b) da hierarquia das necessidades;
c) X e Y;
d) dos motivos humanos;
e) do reforço positivo e de aversão.
20. (FGV/TRE-PA/Técnico/2012) Segundo a Hierarquia das Necessidades de Maslow, a amizade dos colegas no trabalho é uma necessidade do tipo:
a) fisiológica;
b) de segurança;
c) social;
d) de estima;
e) de autorrealização.
21. (FCC/MP/SE/Administrador/2009) Na Teoria Motivacional de Maslow, a necessidade das pessoas de se sentirem valorizadas pelos que as rodeiam representa o tipo de necessidade:
a) fisiológica;
b) de estima;
c) de segurança;
d) social;
e) de autorrealização.
22. (Cespe/BASA/Administração/2010) A adoção de um controle rigoroso por parte de um gerente sobre seus colaboradores, por entender que estes são desmotivados e dependem de uma liderança forte, identifica-se com os pressupostos da teoria X proposta por Douglas McGregor.
23. (Cespe/AGU/Anal.adm./2010) Ao assumir a gerência de qualidade de uma organização, Maria pretende criar uma auditoria de processos gerenciais, que avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos diversos setores componentes da organização. Para compor sua equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores graticações nanceiras da organização. Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações. Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela evocado, julgue os próximos itens.Maria, em termos de liderança, se pauta na teoria X de McGregor.
24. Esaf/STN/Desenv.institucional/2008) São características das teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, respectivamente:
a) as necessidades humanas podem ser colocadas em uma hierarquia de importância; e há uma alta correlação entre a necessidade de realização e o desenvolvimento eficaz da organização;
b) as necessidades mais básicas do homem são as sociológicas e as de segurança; e os administradores com grande poder usam esses poderes mais em benefícios de si próprios que da organização;
c) as necessidades obedecem a uma hierarquia que pode ser influenciada pela cultura; os fatores motivadores relacionam-se com o contexto do trabalho;
d) uma necessidade satisfeita não motiva mais o comportamento; e existem fatores que não motivam, mas que contribuem para a insatisfação se não estão presentes;
e) a motivação gera grande necessidade de feedback para a organização; e um homem motivado deixa de se importar comas pequenas dificuldades do dia a dia, ainda que sejam perenes.
25. (FCC/TRF 5ª Região/Anal. adm./2008) Pela Teoria da Motivação de Herzberg, estilo de supervisão, políticas empresariais, condições ambientais, relações interpessoais, status, remuneração e vida pessoal são chamados fatores:
a) de autoestima;
b) motivacionais;
c) fisiológicos;
d) higiênicos;
e) de poder.
26. (Cespe/Unipampa/Administrador/2009) Segundo a teoria dos dois fatores, proposta por Herzberg, ao conceder aumento na remuneração de seus colaboradores, o administrador atuará em um fator motivacional.
27. (FCC/Metrô/Administração/2008) No processo de gestão das organizações, a abordagem que parte do princípio deque as pessoas são motivadas para a realização de suas atividades, esperando que certas ações auxiliarão aalcançar os resultados desejados, refere-se à teoria:
a) da hierarquia de necessidades;
b) X e Y;
c) da expectância;
d) comportamental;
e) da administração por objetivos.
28. (Cespe/MTE/Administração/2008) Segundo o modelo de Vroom, a motivação para produzir em uma entidade está calcada estritamente nas recompensas ofertadas pela organização.
29. (Cespe/ABIN/Oficial técnico/2010) As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.
30. (Cespe/Polícia Federal/Agente/2009) Ao considerar a Teoria da Equidade como forma de maximizar o desempenho dos colaboradores que lhe estão subordinados, o gestor público deve levar em conta que qualquer injustiça sentida em relação às recompensas pode motivar essas pessoas a agirem de forma a restaurar o senso de equidade percebida.
Gabaritos: 1-E; 2-A; 3-E; 4-D; 5-C; 6-E; 7-E; 8- E; 9-D; 10-C; 11-E; 12-C; 13-A; 14-A; 15-D; 16-D; 17-C; 18-A; 19-C; 20-C; 21-B; 22-C; 23-C; 24-D; 25-D; 26-E; 27-C; 28-E; 29-E 30-C.
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ResponderExcluirColega, esse é o estilo de questão Cespe. Ele apresenta um enunciado e pede pra que o candidato julgue se é certo ou errado. Se for certo, marca-se C; se for errado, então o gabarito é E.
ExcluirObrigado pela visita.