Saberão todos os alunos estudar? A Escola ensina os alunos a estudar fornecendolhes informação sobre métodos e técnicas de estudo? Pensamos que não. Queremos ajudar para que mude essa situação!
Esta página tem como objetivo reunir dados sobre esta questão, de forma simples e despretensiosa. Pretendemos que a página venha a ser constantemente enriquecida. Para isso, estamos abertos às vossas idéias e ao material que nos queiram enviar.
Atitude face às aulas
O insucesso escolar é fortemente afetado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:
Atitude positiva
Acreditar que o estudo dos assuntos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.
Ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.
Espírito de trabalho
A quebra de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho.
Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.
Espírito crítico
Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar.
A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.
Esta atitude crítica exercese relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.
Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as idéias principais, o "sumo da questão".
Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.
Fazer bons apontamentos
É fundamental fazer apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel.
O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula.
Porém, fazer bons apontamentos não significa registrar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor.
Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registrar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde.
Os apontamentos não devem resumirse a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário