sábado, 27 de agosto de 2016

Marketing Pessoal

O que é Marketing Pessoal?
É uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do
marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal dos
indivíduos, valorizando os seus diferenciais mercadológicos, suas
vantagens competitivas, catalisando os processos que facilitem o
melhor posicionamento de mercado possível. Parafraseando Philip
Kotler, o Marketing Pessoal é o processo que inclui a concepção, o
planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção
pessoal das pessoas e dos profissionais.
O Marketing Pessoal e a Empregabilidade
O Marketing Pessoal não trata as pessoas como a um objeto.
Antes, valoriza o ser humano em todos os seus atributos,
características e complexa estrutura física, intelectual e até espiritual.
Aplica as descobertas da Administração e das ciências do
comportamento para que as pessoas atinjam mais rapidamente seus
objetivos.
Funciona mais ou menos assim: se você não plantar nada colherá. Se
plantar poderá obter, ou não, uma boa colheita. Mas todas as pessoas
que venceram na vida optaram pela segunda hipótese: plantaram.
Esforço, energia, tempo e dinheiro são gastos na formação de
profissionais que depois nem sempre se realizam profissionalmente.
Vocações verdadeiras e capacidade de luta são desperdiçadas pelo
desconhecimento de procedimentos simples para a consecução de
seus posicionamentos de mercado. Isso é um desserviço à nação.
Paralelamente, em virtude do aumento dos níveis do desemprego, o
interesse pelo tema da empregabilidade cresceu muito. Ele trata
justamente da capacidade de inserção de profissionais no mercado e
da alavancagem de suas profissões através das possibilidades que o
uso do marketing oferece, em especial o marketing pessoal.
Desmistificando a supremacia do produto
Embora pareça estranho para grande número de pessoas,
empresários e fornecedores de produtos e serviços. Ou para o pai que
sacrificou a renda e as economias para permitir uma educação
esmerada a seus filhos. A qualidade do produto ou da formação do
profissional, embora sejam essenciais, não são o principal diferencial
mercadológico que possibilita seu sucesso no mercado. De fato não é
fácil convencer alguém que levou dezenas de anos especializando-se
para fornecer este e aquele produto ou serviço, de que na verdade o
consumidor não compra sequer a satisfação de suas necessidades.
Compra a possibilidade de ver atendidas suas expectativas em
relação a estas necessidades.
Não é de admirar-se, portanto, que produtos e serviços
intrinsecamente muito bons e até adequados ao mercado, falhem em
um ou vários dos itens de que se compõe seu composto de marketing,
e deixem de "vingar", i.e., de estabelecer um bom posicionamento no
mercado.
Com pessoas, trabalhadores e profissionais liberais também. Um
indivíduo pode ter sido o aluno mais dedicado, conhecer e dominar
plena e perfeitamente os aspectos principais de sua profissão e,
mesmo assim, não saber colocar-se, ou a seus conhecimentos,
competência ou capacidade de trabalho no mercado.
Por isso é tão urgente que utilizemos as técnicas e processos de
marketing para nos posicionarmos melhor no mercado de trabalho.
Quem utiliza trabalha com uma vantagem competitiva poderosa e um
diferencial mercadológico verdadeiramente significativo nos dias
atuais.
Diferencial Mercadológico
O grande diferencial mercadológico não é intrínseco ao produto, ou à
pessoa, como muitos ainda crêem, é extrínseco. Depende muito mais
da maneira como é introjetado pelo sujeito da ação: o consumidor.
Nossos clientes na realidade não compram produtos ou serviços; ou
sequer, como se pensou até recentemente, compram o que satisfaça
suas necessidades. O que compram é o conceito, a idéia, o valor que
eles próprios agregam a um determinado produto ou serviço. O
consumidor compra aquilo que ele espera que o serviço ou produto
faça por ele: a expectativa de satisfação de suas necessidades.
Por analogia podemos inferir que o mercado não absorve profissionais
apenas por serem eficientes, bons trabalhadores, possuírem capital
acadêmico ou experiência prática. Embora, ressalve-se sempre, isto
tudo seja imprescindível para posicionar-se bem no mercado de
trabalho. O mercado abraça os profissionais que demonstrem ser
capazes de satisfazer as expectativas pessoais que cada cliente
consumidor possua a respeito dos serviços que presta.
E aqui entra o marketing pessoal, demonstrando essas expectativas,
identificando e estimulando-as, explicitando-as e catalisando todos os
processos que facilitem tanto a geração de expectativas favoráveis
como orientando os profissionais a adquirir os conteúdos, o capital
acadêmico e os instrumentos que estejam mais bem adequados a

elas.

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