terça-feira, 23 de agosto de 2016

Questões de evolução das escolas da administração

1.  (FGV/Sefaz/RJ/Fiscal de  rendas/2009)  Levando  em consideração  a evolução  do  conhecimento  administrativo,  noque diz respeito às perspectivas das organizações em rede, assinale a afirmativa incorreta.
a) Todas as organizações podem ser consideradas redes sociais.
b) O ambiente é uma rede formada por organizações interconectadas.
c) As decisões dos atores sociais devem ser compreendidas com base na racionalidade.
d) Os contatos entre grupos organizacionais exercem pressão sobre seus membros.
e) As comparações entre organizações devem levar em consideração as características das redes onde elas estão inseridas.

2. (FGV/TCM/RJ/Auditor/2008) Com relação ao Modelo Contingencial de Administração, é correto afirmar que:
a) quanto mais estável o ambiente em que estiver inserida a organização, mais adequado é o uso de um modelo orgânico de estrutura;
b) a Escola Contingencial prevê a existência de uma forma única e correta de administrar.
c) quanto à gestão de pessoas, o Modelo Contingencial preconiza que a gestão descentralizada, participativa e flexível é sempre a que traz melhores resultados.
d) a tecnologia e o ambiente condicionam a forma de gerir a organização.
e) a Escola Contingencial previa a organização de estruturas rígidas com base na meritocracia.

3.  (FGV/MINC/Analista  Adm./2006)  O  modelo  de  administração  pública  e  consequentemente  de  formulação  de políticas públicas é fortemente influenciado pelas diferentes correntes de pensamento dentro da administração.Dentro dessa visão, analise as alternativas a seguir:
I.  A abordagem  clássica da  administração  tem como um  dos  seus maiores  expoentes  os  trabalhos  de Taylor.  A preocupação era aumentar a eficiência no nível operacional com um modelo que dava atenção ao método de trabalho, aos movimentos necessários à execução de uma tarefa ao tempo padrão determinado para tal.
II.  A  abordagem  clássica  recebe  o  nome  de Teoria  da  Máquina  por  considerar  a  organização  sob  o  prisma  do comportamento mecânico. Outro aspecto é o racionalismo dessa abordagem, que visa à eficiência dos pontos de vista técnico e econômico.
III. A abordagem humanística da administração tem uma forte influência das ciências sociais, principalmente da psicologia. A ideia por trás dessa abordagem era analisar a adaptação do trabalhador ao trabalho e ao mesmo tempo atender às necessidades individuais e sociais do trabalhador.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta;
b) se somente a afirmativa II estiver correta;
c) se somente a afirmativa III estiver correta;
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

4. (FGV/Badesc/Analista adm./2010) Com relação à Teoria Contingencial, analise as afirmativas a seguir.
I. As organizações possuem natureza sistêmica.
II. Existem princípios universais de administração.
III. As características ambientais condicionam o ambiente organizacional.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta;
b) se somente a afirmativa II estiver correta;
c) se somente a afirmativa III estiver correta;
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas;
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

5. (FGV/Sefaz/RJ/Fiscal de rendas/2010) Com relação às abordagens contingenciais da ecácia organizacional, analiseas afirmativas a seguir.
I. A responsabilidade social é um indicador da abordagem de metas.
II. A forte cultura corporativa é um indicador da abordagem baseada em recursos.
III. A habilidade dos gerentes no uso de recursos tangíveis é um indicador da abordagem do processo interno.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta;
b) se somente a afirmativa II estiver correta;
c) se somente a afirmativa III estiver correta;
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas;
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

6. (Esaf/STN/Desenv. Institucional/2005) A teoria estruturalista é uma (um): a) síntese da teoria da burocracia e uma aproximação da teoria clássica;
b) síntese da teoria clássica e da Teoria das Relações Humanas;
c) desdobramento da Teoria de Sistemas;
d) desdobramento da Teoria das Relações Humanas;
e) síntese da Teoria Comportamentalista e uma aproximação da Teoria Burocrática.

7. (Esaf/STN/Desenv. institucional/2008) Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna a seguir.Enfatizando que não há nada de absoluto nas organizações ou na Teoria Administrativa, sendo tudo relativo, a_____________________  explica  que  existe  uma  relação  funcional  entre  as  condições  do  ambiente  e  as  técnicas administrativas  apropriadas  para  o  alcance  eficaz  dos  objetivos  da  organização.  Nesse  contexto,  as  variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação  funcional  entre  elas.  Essa  relação  funcional,  do  tipo  “se-então”,  pode  levar  a  um  alcance  eficaz  dos objetivos da organização.
a) Teoria de Sistemas.
b) Teoria das Relações Humanas.
c) Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
d) Teoria Clássica.
e) Teoria da Contingência.

8.  (Esaf/MPOG/EPPGG/2009)  Conhecer  a  evolução  do  pensamento  administrativo,  bem  como  de  suas  teorias  e abordagens, permite concluir, acertadamente, que:
a) a resolução de problemas organizacionais pode ser tentada pela aplicação conjunta de várias Teorias Administrativas,ainda que suas abordagens sejam, à primeira vista, antagônicas;
b) como ciência, a Administração independe de outras ciências;
c) ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos;
d) a Teoria Clássica da Administração possui apenas valor histórico e referencial, não sendo aplicável em nossos dias;
e) a cultura de uma organização é determinada por sua estrutura, sendo pouco afetada pelos valores e crenças das pessoas que a integram.
9. (FGV/Sefaz-RJ /Auditor/2006) Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições  iniciais ou  o  processo forem alterados, o estado  final também o será.  Isso não é o que acontece nos sistemas  abertos.  Nos  sistemas  abertos,  o  mesmo  estado final  pode  ser  alcançado  partindo  de  diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras. Essa característica denomina-se
a) entropia negativa;
b) equifinalidade;
c) homeostase;
d) uniformidade de práticas;
e) ciclo de eventos.

10. (Cespe/TCU/ACE/2008) Atualmente, não há mais espaço para a utilização da teoria proposta por Taylor, em nenhum de seus aspectos.

11.  (Cespe/TCU/ACE/2008)  De  acordo  com  o  texto  em  apreço,  a  busca  por  maior  eficiência  e  produtividade  nas organizações é uma tônica em diversas teorias da administração. Nesse sentido, uma das vantagens destacadas por Max Weber na abordagem burocrática é a rapidez nas decisões.

12. (Cespe/TCU/ACE/2008) A abordagem contingencial abarca as contribuições de todas as demais abordagens que a antecederam,  principalmente  da  abordagem  clássica  no  que  tange  à  constatação  da  existência  de  princípios universais que podem ser aplicados nos diversos níveis da organização.

13.  (Cespe/TCU/ACE/2008)  A liderança  centrada  nas  pessoas  foi uma  preocupação  teórica de Taylor, que  defendia  a ideia de que resultados só podiam ser obtidos por intermédio das pessoas.

14.  (Cespe/MDS/Administrador/2006)  Prebendas  e  sinecuras,  formas  patrimonialistas  de  ocupação  de  espaços  no aparelho do Estado, são substituídas por critérios meritocráticos no modelo burocrático.

15.  (FCC/BAHIAGAS/Administrador/2010)  Na  administração  do  Estado  moderno,  reforma  administrativa  burocrática trata-se:
a) da orientação da transição do Estado burocrático para o Estado gerencial;
b) do processo de transição do Estado patrimonial para o Estado burocrático weberiano;
c) da gestão do processo de transição da Administração Pública tradicionalista para o Estado gerencial patrimonial;
d) do processo de transição do Estado burocrático weberiano para o Estado patrimonial;
e)  da  reforma  da  gestão  pública  orientando  o  conjunto  de  atividades  destinadas  à  execução  de  obras  e  serviços,comissionados ao governo para o interesse da sociedade.

16. (Esaf/ANA/Analista administrativo/2009) A Escola das Relações Humanas diferencia-se por ideias centrais das quais se  originaram críticas  implacáveis  contra  o Homo economicus, modelo  elaborado  pela Escola  Clássica.  Analise as afirmações e selecione a opção que representa o resultado de sua análise.
( ) Na Escola das Relações Humanas, o homem é apresentado como um ser que não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.
(  )  Na  Escola  das  Relações  Humanas,  o  homem  não  é  condicionado  pelo  sistema  social,  e  sim  pelas  demandas biológicas.
( ) O modelo da Escola das Relações Humanas é o Homo complexus, devido à complexidade das suas necessidades.
a) C, C, C
b) C, C, E
c) C, E, E
d) E, E, E
e) E, C, C

17. (FCC/MP/SE/Administrador/2009) NÃO constitui característica do modelo de Administração Pública Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber:
a) ênfase na ideia de carreira e profissionalização do corpo funcional público;
b) estrutura hierárquica fortemente verticalizada, impessoalidade e formalismo;
c)  rigidez do controle  dos processos,  com  predominância do  controle  da  legalidade  como critério  de  avaliação  da  ação administrativa (due process);
d) rotinas e procedimentos segundo regras definidas a priori, em detrimento da avaliação por resultados;
e)  utilização  de  critérios  eminentemente  políticos  para  contratação  e  promoção  de  funcionários,  em  detrimento  da avaliação por mérito.

18.(Esaf/MPOG/APO/2010) O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:
a) as Teorias Científica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos;
b) a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais;
c) a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente;
d) as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa;
e) a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um “homem social”.

19.(Cespe/Unipampa/Administrador/2009) O fato de os empregados desenvolverem sua própria maneira de executaras  tarefas  constitui  quadro  similar  ao  preconizado  pela  Teoria  da  Administração  Científica,  que  defende  a autonomia e iniciativa dos colaboradores na realização de suas atividades.

20.(Cesgranrio/BNDES/Administração/2008) Desde os primórdios da administração, especificamente da Administração Científica  de  Taylor,  as  organizações  tiveram  de  se  adaptar  a  movimentos  de  constantes  flutuações  em  suas gestões.  Em seu “estudo  de  tempos  e  movimentos”, Taylor  analisava  as  unidades  básicas  de  trabalho  de  cada indivíduo. Partindo-se dessa premissa, a validade dos estudos de tempos e movimentos se dá pela:
a) observação das ações e da forma como elas são executadas na produção;
b) complementação de tarefas, verificando as que são adequadas às novas realidades da empresa;
c) implementação de novas técnicas de trabalho na produção;
d) participação ativa de cada funcionário no processo produtivo;
e) combinação de valores individuais no processo produtivo.

21.  (Funiversa/MTUR/Administrador/2010)  Assinale  a  alternativa  que  apresenta  uma  das  diferenças  entre  as Teorias Clássicas e as das Relações Humanas.
a) A estrutura das Teorias das Relações Humanas era mecanicista e impessoal.
b) O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.
c) O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.
d) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração.
e) Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.

22.(Cespe/MDS/Adm/2006)  Impessoalidade,  hierarquia,  flexibilização  de  procedimentos,  especialização  e ênfase nos controles são características dos modelos das organizações burocráticos de gestão.

23. (Esaf/STN/Desenv.  Institucional/2008) Vista  como  uma  forma  de  organização  que  se  baseia  na  racionalidade,  na adequação  dos  meios  aos  objetivos  pretendidos  como  forma  de  se  garantir  a  máxima  eficiência  possível,  a Burocracia se caracteriza por encampar os seguintes atributos, exceto:
a) impessoalidade nas relações;
b) competência técnica e meritocracia;
c) informalidade das normas e regulamentos;
d) hierarquia da autoridade;
e) completa previsibilidade do comportamento.

24. (FCC/Alesp/SP/Gestão Projetos/2010) Com relação à administração pública burocrática, considere.
I. Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, com o objetivo de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.
II. Esse modelo de gestão possui como princípios orientadores a profissionalização, ou seja, a ideia de carreira e hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
III.  Os  pressupostos  da  administração  burocrática  são  a  confiança  prévia  nos  administradores  públicos  e  nos cidadãos que a eles, administradores públicos, dirigem demandas.
IV. O controle pode transformar-se na própria razão de ser do funcionário; voltando-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade.
V.  A administração burocrática  tem como principal qualidade a efetividade no alcance dos resultados; seu foco central é a eficiência do Estado.
Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I e II;
b) I, II, III e V;
c) II, III e IV;
d) II e V;
e) III, IV e V.

25. (Cesgranrio/Funasa/ Administrador/2009) Uma das principais características das organizações é sua capacidade de perseguir permanentemente “um equilíbrio dinâmico”, a partir da capacidade dos sistemas de manterem certas variáveis  dentro  de  limites,  ainda  que  estímulos  externos  as  forcem  a  assumir  valores  que  ultrapassem  estes limites.  Nessa  perspectiva,  ocorrem  ações  de  autorregulação  ou  autocontrole  que  conduzem  à  tendência  dos sistemas à  adaptação, em busca de  equilíbrio interno,  em face  das mudanças externas do  meio  ambiente. Essa característica é denominada:
a) entropia;
b) feedback;
c) homeostase;
d) morfogênese;
e) entropia negativa.

26.  (Esaf/STN/Desenv.  Institucional/2005)  “A  Teoria  da  Contingência  enfatiza  que  não  há  nada  de  absoluto  nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.” (Chiavenato, 2000, p. 585)Selecione a opção que expressa corretamente o significado da afirmativa anterior.
a)  Contingência  significa  algo  previsível  que  não  depende  de  circunstâncias  sociopolíticas,  portanto  o  diagnóstico  do ambiente e a escolha de uma tecnologia determinam o desenho organizacional.
b) Esta teoria surgiu a partir de pesquisas feitas no chão de fábrica para verificar os processos produtivos mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura funcional é a melhor forma de organizar o trabalho.
c) Contingência significa uma relação de causa e efeito que permite prever o desenho organizacional e as estratégias de mercado a serem implantadas, de modo a garantir maior eficiência organizacional.
d) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes, cujo resultado conduziu à concepção de um modelo de diagnóstico organizacional.
e) Essa teoria surgiu a partir de pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes, cujo resultado conduziu à concepção de que a estrutura da organização é dependente do ambiente externo.

Gabaritos   1. C 2. D 3. E 4. D 5. A 6. B 7. E 8. A 9. B 10. E 11. C  12. E  13. E  14. C  15. B  16. C 17. E 18. E 19. E 20. A 21. C 22. E 23. C 24. A 25. C 26. E

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