terça-feira, 23 de agosto de 2016

Teoria da Expectativa de Vroom

O fator humano permeia todos os níveis da organização e sem ele os demais recursos praticamente tornam-se inoperantes. Por isso, é preciso atrair e manter as pessoas dentro das organizações, assegurando-lhes condições para que possam satisfazer os anseios internos de crescimento produtivo e desenvolvimento profissional.
Vroom, em sua teoria da expectativa, afirma que há uma interdependência  entre  força da inclinação e a força da expectativa de que essa ação trará certo resultado e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.
Em termos mais práticos, um funcionário sente-se motivado a despender um esforço quando acredita que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho; que a boa avaliação resultará em recompensas organizacionais, como uma bonificação, um aumento de salário ou uma promoção, e que essas recompensas satisfarão suas metas pessoais.

Figura 4 - Teoria da expectância. (Rennó, 2013, p.133)
A teoria, portanto, enfoca três relações:
a) Relação esforço-desempenho, a probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho;
b) Relação desempenho-recompensa, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará a um resultado desejado;
c) Relação pessoais, o grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo e a atração que essas recompensas potenciais exercem sobre ele.                    
A teoria da expectativa de Vroom, estabelece que o nível de produtividade do indivíduo parece depender de três forças básicas que atuam dentro do indivíduo:
a) Os objetivos individuais, ou seja, a força do desejo de atingir objetivos;
b) A relação que o indivíduo percebe entre produtividade e alcance dos seus objetivos individuais; e
c) A capacidade de o indivíduo influenciar o seu próprio nível de produtividade, à medida que acredita poder influenciá-lo.
Esses três fatores determinam conjuntamente a motivação do indivíduo para produzir em dado tempo. O modelo de motivação de Vroom apoia a teoria da motivação de objetivos gradativos, desenvolvida anteriormente por alguns autores e denominado modelo de expectativa de motivação.
Cada indivíduo tem preferências por certas finalidades, às quais denomina valências. Uma valência positiva caracteriza um anseio de alcançar determinado resultado final, enquanto uma valência negativa implica um desejo de fugir de um determinado resultado final.
A Teoria de Vroom mostra que, para o trabalhador se sentir motivado é necessário que este se sinta capaz de alcançar os objetivos pessoais delineados. Esta suposição acaba por associar a motivação à competência. Sugere-se então, que um trabalhador que procure  realizar-se através do alcance dos objetivos pessoais só se sentirá motivado se julgar capaz de atingir estes objetivos.

De olho no concurso
(FGV/2010/FIOCRUZ/Analista de Gestão em Saúde/Gestão de Tecnologia da Informação) Algumas teorias são consideradas como formulações sobre a motivação. A teoria da expectativa ou expectância proposta por Victor Vroom, em essência, sugere que a intensidade do esforço para a ação de uma pessoa está diretamente relacionada à expectativa que essa pessoa tem em relação aos resultados decorrentes dessa ação e da atratividade desse resultado.
Em termos práticos é correto afirmar:

a) Um agente público tenderá a empreender maior esforço no desenvolvimento de uma atividade quanto maior for a sua percepção de que seu desempenho nessa atividade poderá ser melhor avaliado.
b) É exemplificada em uma situação em que dois servidores apresentam desempenhos diferentes e têm remunerações iguais.
c) Segundo a percepção do servidor, consiste na relação entre contribuições e recompensas em diferentes níveis de intensidade.
d) Um servidor, com alta capacitação profissional e desempenho reconhecidamente superior, tem uma remuneração menor que a de outro recém-concursado.
e) O comportamento de um servidor em seu ambiente profissional está diretamente relacionado com fatores identificados com o cargo e com o contexto em que o cargo se insere.
Resposta: Retomando o que foi dito: A teoria de Vroom enfoca três relações: esforço-desempenho, desempenho-recompensa e pessoais. Um funcionário sente-se motivado a despender um esforço quando acredita que isso resultará em uma boa avaliação de desempenho; que a boa avaliação resultará em recompensas organizacionais, como uma bonificação, um aumento de salário ou uma promoção, e que essas recompensas satisfarão suas metas pessoais. O gabarito é a letra A.

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