É bastante comum o conflito na hora de apresentar as definições sobre Preço e Valor, pois seus conceitos são aproximados, entretanto, eles não representam exatamente a mesma coisa.
Preço pode ser definido como a quantidade de dinheiro que se dá em troca de uma determinada mercadoria ou serviço adquirido. Constitui, portanto, a expressão monetária do valor de um bem ou serviço.
Valor pode ser definido como a utilidade ou satisfação proporcionada pelo uso ou consumo de um determinado bem ou serviço. Logo, o valor de um produto não necessariamente será igual ao seu preço.
Outra forma de diferenciação destes conceitos é observar o Preço como uma perspectiva interna da empresa, o piso de valor financeiro que a empresa espera receber com a venda de cada unidade do produto, enquanto que o Valor está associado a uma perspectiva externa, o quanto o mercado estaria disposto a pagar pelo benefício percebido.
FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO DE VALOR
O que influencia a percepção de valor para o mercado, isto é, como se dá a valoração dos produtos por parte do comprador?
Os fatores que influenciam esta percepção de valor são diversos e dependem inclusive da região, do contexto e do momento de vida de cada pessoa.
Por exemplo, se você está com muita sede, o valor atribuído a uma garrafa de água mineral comprada na rua é imenso, maior inclusive que o preço pago para adquiri-la. Igualmente, mulheres grávidas percebem como de maior valor as meias que confortam suas pernas do que as demais mulheres que não estão em estado de gravidez.
Igualmente, pessoas que habitam lugares muito frios sabem da importância de uma bebida que as aqueça, enquanto que as de clima quente valorizam mais uma bebida bem geladinha.
“As tendências de consumo de meu filho de seis anos são determinadas pelo personagem ficcional do rótulo ou embalagem, independentemente do preço, sabor, textura ou até mesmo finalidade do item cobiçado” (PORTER, 2011).
É comum a preferência das crianças por itens que tragam embalagens bonitas e, principalmente, que exibem seus ícones como o Homem-Aranha.
Pelo lado da intangibilidade do produto, os adultos sofrem influências das mais variadas, como da marca do produto ou do status atribuído àquela marca, da necessidade de consumo para satisfazer um vício ou costume, das propagandas com artistas ou figuras renomadas da sociedade.
E pelo lado prático, tangível do produto, os adultos costumam averiguar a qualidade ou o valor agregado inserido no mesmo.
“O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas não sabe o valor de nada”.
Oscar Wilde
PORTER, Eduardo. O Preço de Todas as Coisas. Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2011.
WILDE, Oscar. De Profundis. Editora L&PM, Porto Alegre, 1962.
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