terça-feira, 23 de agosto de 2016

Teoria ERC de Clayton Alderfer

Segundo a teoria ERC, a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, entretanto, ela é diferente a teoria de Maslow, para aquela teoria não é necessário subir progressivamente  dentre da hierarquia das necessidades. Pois, segundo seu autor, Clayton Alderfer, os indivíduos podem descer ou subir na hierarquia das necessidades, que, segundo ele, só tem três níveis (para Maslow, existem cinco níveis).

slide_18.jpg
Figura 2. Paralelo entre a pirâmide de Maslow e a teoria ERC.


O primeiro nível (existência) é formado pelos mesmos itens do primeiro e segundo nível da piramide de Maslow ─ fisiológico (Água, comida e abrigo) e segurança (segurança e proteção contra danos emocionais e físicos).
O segundo nível (relacionamento) engloba o nível social (o anseio de pertencer a um grupo e de fazer amizade) e alguns aspectos do estima (a sociabilidade e a estima de terceiros)  da pirâmide de Maslow.
O terceiro nível da teria ERC (crescimento) contém elementos internos de estima (como a autoestima) e o nível de auto realização (o desejo de crescimento pessoal e a realização da máxima potencialidade subjetiva) de Maslow.

Como já foi dito, não rigidez no progresso nessa teoria. Pois, segundo ela é possível satisfazer o ultimo nível sem necessariamente ter se realizado no primeiro.

De olho nos concursos
(CESPE/2011/TRE-ES/Analista/Psicologia/Específicos) Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento organizacional, julgue o item que se segue. De acordo com a teoria ERC, a motivação está relacionada à natureza do trabalho em si e às recompensas derivadas do desempenho humano.
Resposta: A teoria de Erc é organizada em uma hierarquia de necessidades, entretanto, diferentemente do que ensina Maslow, ela afirma que não é preciso satisfazer de forma progressiva dentro dessa hierarquia. Ou seja,é possível satisfazer o terceiro nível sem estar totalmente realizado no primeiro. Os três níveis são existência, relacionamento e crescimento). O gabarito da questão é CERTO.

Um comentário: