terça-feira, 23 de agosto de 2016

Teorias de motivação


  • Teoria do campo: Se baseia em duas premissas: o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes; e esses fatos têm caráter dinâmico. Esse campo dinâmico é “o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente”.A forma como o indivídua percebe o ambiente é denominado de ambiente psicológico. A relação entre as pessoas em determinadas situações gera um especie de campo dinâmico.
  • Teoria da fixação de metas: Segundo essa teoria, o comportamento das pessoas seria motivado por intenções e objetivos, os quais são capazes de estar intrinsecamente relacionados com determinadas condutas. As metas de cada indivíduo seriam a principal alavanca para determinado comportamento, uma vez que, controlam a atuação e o pensamento.
  • Teoria da auto eficácia de edwin Locke e Lathan: Atem-se a análise de como a crença das pessoas em suas próprias capacidades pode afetar seus desempenhos. Segundo esta teoria, as pessoas que mais acreditam em seus potenciais tendem a se manter mais motivadas que as demais e têm mais chances de alcançar os objetivos. Essa crença é denominada de auto eficácia. Para os autores dessa teoria, indivíduos com sucesso no passado tenderiam a ter um maior nível de auto eficacia que as demais.
Teoria  da autorregulação: é composta por três premissas: auto-observação (atenção voltada para si mesmo); autoavaliação (paralelo entre os objetivos almejados e as condições para alcança-los); autorreação (retorno sentimental positivo ou negativo e a convicção que pode consegui-lo). Ou, engloba: perceber, comparar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário