A Origem da regulamentação da relação Cliente X Fornecedor
“ Olho por olho, dente por dente”
Hamurábi
Rei da Babilônia, no século XVIII a. C., notabilizou-se por instituir o Código de Hamurábi. “Que cada homem oprimido compareça diante de mim, como rei que sou da justiça”.
Hamurábi exerceu seu reinado com sabedoria, sendo considerado um pai para o seu povo.
O Código de Hamurábi constituía-se de cláusulas escritas, gravadas em 21 colunas. Trazia como conceito fundamental a noção de “ uma vida por uma vida”, ou “olho por olho, dente por dente”, que atingia, inclusive, a família dos causadores de danos. Vejamos como exemplo, cinco entre as 283 cláusulas do código:
229- Se um arquiteto constrói para alguém e não o faz solidamente e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, esse arquiteto deverá ser morto.
230- Se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto.
231- Se mata um escravo do proprietário, ele deverá dar ao proprietário da casa escravo por escravo.
232- Se destrói bens, deverá indenizar tudo que destruiu.
233- Se um arquiteto constrói para alguém uma casa e não leva ao fim, se as paredes são viciosas, o arquiteto deverá à sua custa consolidar as paredes.
Hamurábi foi a primeira pessoa, que se tem notícia na história
Que vestiu a camisa do Cliente.
Hóspede Honrado ou Okyakusama, assim os Japoneses consideram seus clientes
Loja de Departamento Sogo (Tóquio)
“Quando se entra nesta loja, há cinco ou seis recepcionistas uniformizadas, cuja única função é dar boas-vindas. Ninguém entra sem antes receber um sorriso e uma palavra amiga. Em cada seção, a função do gerente é saudar as pessoas que ali chegam. Há um grupo de funcionários encarregados de dar instruções diariamente, em cada seção, antes da abertura da loja, e a frase mais usada é:
Todos os dias as portas se abrem para que Deus entre.
Os funcionários não podem conversar entre si, quando há Clientes na loja, e, na hora de maior movimento, todos os funcionários da administração, contabilidade e gerentes trabalham no balcão.
A filosofia da empresa é: “Nesta loja não há nada mais importante que atender bem nossos Clientes”.
Todos, sem exceção, podem fazer muito, desde que entendam verdadeiramente que todo Cliente, é sempre um “Hóspede Honrado
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