É inquestionável a importância da informação e da comunicação, pois são instrumentos e processos poderosos para a realização das potencialidades estratégicas e para a ampliação e integração das estruturas organizacionais.
Uma organização é, sem dúvida, uma unidade coletiva de ações estruturadas na busca de um fim específico, e atua com um conjunto de ordens formais, onde há: o planejamento, direção, operação e controle. A comunicação se faz necessária para que a estrutura organizacional atenda, com maior precisão, às demandas internas e externas.
O aumento da produtividade e do lucro não são os únicos objetivos das empresas no mundo globalizado. A busca por excelência empresarial ganha, cada vez mais, ênfase. Isso é consequência de um mercado que conta com consumidores, crescentemente, exigentes.
O mundo visualiza os primeiros passos de uma nova cultura, a cibercultura. Onde a realidade, que é virtual, aproxima pessoas de vários lugares do mundo; Porém, está deixando os indivíduos ilhados do convívio profissional, e até pessoal; transformando as formas relacionamento institucional.
A cibercultura é globalizada e, como consequência da forte interação entre os povos, está provocando a fusão das mais diversas culturas em uma única, com traços de, praticamente, todas, mas características própria.
Mas, enfim, o que é a comunicação? segundo Shannon e Weaver, é um processo onde existe: existe uma fonte de informação emitindo sinal por um aparelho transmissor; esse sinal viaja por um canal, que pode ser perturbado por ruídos; e depois, o sinal é captado através de um receptor, que converte em mensagem, ela possui códigos previamente conhecidos pelo emissor e receptor, para então a mensagem ser compreendida.
A comunicação é uma realidade em todas as organizações. Seu valor é indiscutível, pois através dela é possível a propagação de conceitos culturais, éticos e sociais. Ajudando a formar a imagem da organização.
Os novos desafios enfrentados pelas organizações exigem uma visão estratégica da comunicação. Ela deve agregar os seus membros à fornecedores , governos e clientes, que estão cada vez mais exigentes.
As instituições devem construir um espaço de constante interação com meio em que atuam, para que sua imagem pública passe a representar um fator estratégico. uma vez que, elas querem ser reconhecidas por sua atuação como empresa cidadã.
Não há possibilidade de se criar nem por em prática os projetos e programas ilhados da interação com o cliente interno e externo. Faz-se necessário o envolvimento das pessoas dos diversos setores para que a perseguição dos objetivos organizacionais esteja, cada vez mais, em sintonia com os anseios da sociedade.
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