Contextualização
A revolução industrial teve um importante papel na transformação do modo de vida da sociedade. Em busca de aumentos exponenciais na produtividade, grandes industrias contratavam aos milhares; com isso, houve uma forte migração de pessoas do campo para os grandes centros urbanos em busca de riqueza e qualidade de vida, o que, na maioria dos casos, não ocorreu .
Foi na metade século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, e seu emprego no sistema produtivo, que houve um barateamento significativo do custo de produção, isto atrelado ao aumento colossal da produtividade.
Entretanto, foi apenas no final do século XIX e início do século XX que estudos mais aprofundados em relação às pessoas e aos métodos produtivos utilizados ganhou mais ênfase. Ou seja, percebeu-se que a manufatura poderia aumentar não só pelo emprego de máquinas e pela contratação de um maior número de pessoas.
Começaram então a surgir várias escolas tentando, cada uma ao seu modo, mostrar aspectos que poderiam incentivar não só o nível como também a qualidade do bem manufaturado¹.
Administração científica
A administração científica é um modelo gestão desenvolvida por Frederick Taylor² (por isto, esta teoria também é denominada de Taylorista). Em 1911, quando a globalização começa a tomar proporções gigantescas Ele lançou o livro The Principles of Scientific Management (Os Princípios da Administração Científica), o qual prometia revolucionar as concepções sobre o mundo do trabalho.Obs.: Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos onde havia a divisão social do trabalho e algumas máquinas que precisavam do homem. Neste processo pode ser usado somente as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial, ou com a utilização de máquinas, como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense. Escreveu o livro "The Principles of Scientific Management", publicado em 1911. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário