Empregabilidade: É o conjunto de conhecimentos, habilidades, Comportamentos e Relações que tornam o profissional necessário não apenas para uma, mas para toda e qualquer organização.
Objetivo da empregabilidade: Serve de orientação nas áreas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
OS DEZ MANDAMENTOS DA EMPREGABILIDADE
1.o Acima de tudo adote uma postura ética. 2.oAfine o instrumental : aprimore continuamente sua bagagem técnica e cultural. 3.oDesenvolva sua maturidade pessoal. 4.oMantenha um tônus vital elevado: cuide das suas dimensões (físico, mente, espírito e emoção) 5.oDesenvolva qualidade empática. 6.oDesenvolva uma comunicação vibrante. 7.oInvista maciçamente na sua visibilidade. 8.oCuide de sua auto - estima. 9.oConstrua e mantenha um visão energética 10.oTenha um plano :Antes de agir , ligue o cérebro.
OS SEIS PILARES DA AUTO - ESTIMA
Pilar um - Viver conscientemente. Pilar dois - Auto - aceitação. Pilar três - Auto - responsabilidade. Pilar quatro - Auto - afirmação. Pilar cinco - Intencionalidade. Pilar seis - Integridade Pessoal
Compulsores: É algo que nos força a agir de uma maneira considerada socialmente "adequado. Premissores: Age como desbloqueador, em relação aos Compulsores, é o antídoto, ajuda - nos a agir conforme nossos limites, e nossas idéias e interesses.
A EMPREGALIDADE E O NOVO MERCARDO DE TRABALHO
Os avanços e modernização do mercado profissional, exige uma postura do indíviduo.Com isso a capacidade de estar empregado, conquistar sue espaço, dependerá da força de vontade, e da determinação empreendida.
REFENCIA DO SUCESSO
• Saiba o que fazer do futuro ; viva a vida ; encare o erro pedagógico; seja ambicioso, porém ético ; seja assertivo ; pode sim , manipulação não; adote uma postura vencedora ; a disciplina é sua maior virtude.
FACE DAS ORGANIZAÇÕES
1. Anova parceriaforjandoalianças estratégicas (empregado, cliente, acionista) 2. Desenho organizacional (estrutura organizacional e altamente profissionalizada)
3. Exigências da organização (atingir metas, colara dares mais eficazes e com interesse de
crescer junto à empresa)
ADM. DE RECURSOS HUMANOS PÔR COMPETÊNCIAS
Encontramos duas vertentes no estudo do conceito de "competências", são elas:
• Educação e aprendizagem: conjunto de habilidades e comportamentos dos indivíduos passíveis de treinamento.
• Planejamento estratégico: conjunto de habilidades e tecnologia que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício ao cliente, diferente do da sua concorrência.
Os quadros de competências funcionais devem:
• Traduzir a visão de futuro da empresa e seus objetivos estratégicos organizacionais decompondo-os em ações.
• Criar uma linguagem comum de desempenho, na qual o que, o como e o porque estejam claros e sejam aceitos pelas pessoas responsáveis pelas ações.
• Fornecer subsídios para um plano diretor (ou estratégico) de recursos humanos que contenha sistemas e políticas de recursos humanos alinhados com a estratégia empresarial e com o conceito de uma organização que aprende.
• Estabelecer uma gestão de desempenho que enfoque os resultados (das pessoas e das empresas) e o desenvolvimento das pessoas (pela aquisição, pelo aprimoramento e pelo compartilhamento das competências funcionais e organizacionais).
Na administração de recursos humanos por competências os modelos de gestão de recursos humanos são baseados em:
• Obediência + fidelidade = sobrevivência na empresa
Deram lugar ao modelo explícito de:
• Resultado = oportunidade
EMPRESA COMPETITIVA, CIDADÃO COMPETENTE
• Empresas investem = qualificação e requalificação dos funcionários.
• Resultado = melhoria no trabalho.
• Tendência: o mercado em geral irá aderir a esses processos, senão estará fora do mercado competitivo.
TREINAMENTO DE COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS
• Necessita capacitar as pessoas em competências diferenciadas e não racionalizar tarefas.
• Só treina não muda nada, mas educar para pensar ajuda muito.
• Treinar competências é dar acesso as pessoas para reflexão sobre as circunstâncias psicosociais em um momento de vida de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário